segunda-feira, 29 de março de 2010

Horácio e Clarabela

Personagens: Horácio e Clarabela
Nomes Originais: Horace Horsecollar e Clarabelle Cow
Criador: Walt Disney e Ub Iwerks
Origem: 1928 (Clarabela) e 1929 (Horácio)
Estréia nos quadrinhos:

Death Valley”, composta de 149 tiras diárias publicada nos jornais dos estados Unidos em 1930. O roteiro da história é de Floyd Gottfredson e de Walt Disney.
No Brasil, essa história foi publicada apenas na revista Mestres Disney #3, de 2005, especial sobre Gottfredson, como uma aventura de 44 páginas denominada “O Vale da Morte”.
História dos personagens:
Clarabela e Horácio foram criados por Walt Disney, surgindo nos desenhos animados do Mickey na década de 20. Clarabela estreou em “Plane Crazy”, de 1928 e Horácio em “The Plow Boy”, de 1929.
Horácio estreou como um simples cavalo que fazia o arado de Mickey. Porém, em uma cena do cartoon dançou em duas patas. A partir do cartoon seguinte, “The Jazz Fool”, já aparece antropomorfizado.
Nos quadrinhos Disney, Horácio e Clarabela foram dois dos principais personagens criados logo na primeira história de Gottfredson, em 1930, segunda história em tiras do Mickey.
Foram personagens com bastante destaque no universo do ratinho especialmente em sua “infância”, aparecendo em quinze das suas primeiras vinte histórias.
Os personagens estrearam nas páginas dominicais dos jornais americanos em 1933, em “O Covil do Lobo Rosnaldo” (The Lair of Wolf Barker), publicada no Brasil em Álbuns Disney #3, de 1990.
Nas páginas brasileiras, Horácio e Clarabela estrearam em “Dippy contra O Encapuçado” (Villain of the Victory Garden), com desenho de Ken Hultgren e roteiros desconhecidos. A história foi publicada na revista O Pato Donald #6, de 1950.
Clarabela aparece bem mais nos gibis Disney que o Horácio. Até o início 2010, segundo o banco de dados Inducks, apenas 26 histórias foram criadas nos estúdios brasileiros envolvendo o Horácio. Já Clarabela está mais presente nas produções tupiniquins: 96 edições. O fato que explica isso é porque Clarabela sempre foi mais constante nas histórias da Minnie, Margarida e Pateta, constantemente criadas no Brasil.
As primeiras histórias criadas por aqui datam da década de 70. Clarabela apareceu na história curta “Um Homem Prevenido...”, de 1 página, criada por Carlos Alberto Paes de Oliveira e desenhada por Carlos Edgard Herrero para O Pato Donald #1076, de 1972. No mesmo ano, a personagem apareceu na Edição Extra #52, especial do Pateta Olímpico, nas histórias “O Roubo do Fogo Olímpico” e “Vamos Todos à Munique”.
Já Horácio só aparece nas histórias brasileiras Disney em 1974, nas histórias “Escola para Cães”, de Júlio de Andrade, e “O Mistério do Ano Novo”, de Ivan Saidenberg com desenhos de Moacir Rodrigues Soares. Essas histórias foram publicadas originalmente em O Pato Donald #1172 e O Pato Donald #1206, respectivamente.
Em “Papai Noel por Acaso”, de 1959, de Jorge Kato, Horácio e Clarabela aparecem na última cena, em ceia de natal com os pesonagens Disney, protagonizada pelo Tio Patinhas.
Os estúdios italianos iniciaram suas historias com os personagens em abril de 1939, com “Clarabella fra gli artigli del diavolo Nero”, com desenhos de Federico Pedrocchi e roteiros de Enrico Pinochi, publicada em Albi d'oro 39025 (25ª edição de 1939) e ainda inédita no Brasil.
Nos Estados Unidos as publicações de histórias com os personagens praticamente cessaram a partir dos anos 80, enquanto na Itália e na Europa como um todo elas foram intensificadas. No computo geral, as histórias envolvendo os personagens foram criadas principalmente na Itália, Dinamarca, Holanda e Estados Unidos.
Em relação às publicações de histórias, até o início de 2010, os personagens estão presentes principalmente nas páginas italianas (cerca de 1.400 histórias com a Clarabela e 900 com Horácio), alemãs (1049 e 659), norueguesas, dinamarquesas, suecas, francesas e brasileiras, todos esses países com mais de 500 histórias publicadas de ambos. No Brasil, foram publicadas 960 histórias com a Clarabela e 530 com o Horácio.
Características marcantes:
Clarabela se mostra nas histórias como grande cozinheira e notória fofoqueira. Nos últimos tempos, porém, as histórias protagonizaram mais situações em que ela se comportou como conselheira de Minnie, deixando a parte das fofocas de lado.
Sempre com o chocalho no pescoço, Clarabela é uma personagem extremamente inteligente, mas apresenta momentos volúveis ou com “crises de amor” que fazem com que possa tomar decisões irracionais.
O “cavalo” Horácio sempre aparece com um colar de madeira (cabresto) e um laço. Nas primeiras histórias de Gottfredson, atua como um auxiliar do Mickey, que se autodenomina um perito em tudo e um bravo, mas costuma dar suas “fugidinhas” quando a situação aperta. Aos poucos, o papel de companheiro do ratinho foi sendo tomado pelo Pateta, e na década de 50 Horácio já não tinha mais essa função, ficando meio esquecido nos quadrinhos.
Clarabela e Horácio apareceram como noivos no universo Disney. Na década de 60, porém, tentou-se colocar Clarabela como namorada do Pateta. Em 1969, foi criada a personagem Glória para fazer par com Pateta, fazendo com que a primeira “voltasse para Horácio”, cujo paradeiro nessa época era desconhecido.

Revistas e Séries:
Em 1938, Clarabela foi tema de um livro de 92 páginas em capa dura lançado nos EUA, denominado “Walt Disney’s story of Clarabelle Cow”. A coleção ainda apresentou livros com a história de Donald, Pluto, Pateta, Mickey e Minnie.
Nos gibis brasileiros, nunca foram lançadas edições especiais com os personagens. Na Itália, porém, Clarabela foi destaque do fascículo 17 de Disney Collection, lançado em abril 2009, e do fascículo 10 de Disney Parade, de maio de 2003. Também na Itália, I Mitici Disney #24, de julho de 2009, foi especial sobre a personagem, apresentando 11 histórias em 196 páginas.
Horácio também teve fascículos especiais de Disney Parade (número 27, de janeiro de 2004) e Disney Collection (número 24, de julho de 2009), além de ser a estrela de I Mitici Disney # 27, de agosto de 2009, revista com 11 histórias em suas 196 páginas.
Em matéria de séries, os autores franceses e italianos contemplaram Clarabela com a série “Les Années folles de Clarabelle” (algo como “Os Loucos Anos da Clarabela”). 29 histórias fizeram parte dessa sub-série, com autores consagrados como Giorgio Cavazzano sendo um dos criadores dela. No Brasil, cerca de 10 historias foram publicadas, nas revistas da Margarida e Almanaque Disney, e a série foi denominada de Clarabela Repórter.
Na Itália houve uma publicação especial, o número 2 da coleção Storie col Fiocco (algo como História com Arco), com 12 histórias dessa série.
Personagens correlatos:
FAMILIARES E COLEGAS
Clarindo ou Beto (Bertie) – É o primo menor da Clarabela. No Brasil, o personagem estranhamente foi chamado de Clarindo. Apareceu primeiramente em "Silly Symphony featuring Pluto the Pup", tira publicada nos jornais americanas em 1940,como Calfie (também intitulada “Horse Play”). Essa história foi republicada em WDCS #20, de 1942, mas ainda é inédita no Brasil.
No Brasil, a primeira história dele possivelmente é “O sobrinho da Clarabela”, publicada nos EUA em 1943, em WDCS #36, como “Cousin Bertie”, e em nosso país em O Pato Donald #222 (1956) e Disney Especial #18 (1975) e suas republicações.
O leitor mais atento já notou que aí surge uma polêmica: O personagem é retratado nos estados Unidos como primo da Clarabela (“cousin Bertie”) e no Brasil como sobrinho da mesma. Para a confusão ficar ainda maior, em Mickey #763 ele se chama Beto, na história “Beto, o terrível
Dona Bovina (Miss Bovina) – É a tia da Clarabela, figura constante na alta sociedade. Sua estréia possivelmente foi em “Mickey Gets the Drift (jornais americanos de 1939 e WDCS #15, de 1941), história inédita no Brasil. Ela aparece também em algumas tiras e histórias nas décadas de 1930 e 1940, como nas histórias “The Twins Quiet Down” (WDCS #21) e “Goofy's Halloween” (WDCS #38). Nas histórias brasileiras, aparece por exemplo em “O sobrinho da Clarabela”, atormentada por Clarindo.
Betsy ou Itsy-Betsy – É a sobrinha hiperativa da Clarabela. Aparece atormentando Lalá, Lelé, Lili, Huguinho, Zezinho e Luisinho em “Triple-Sitter Trouble”, de 1970, publicada em WDCS #346. No Brasil, a história é publicada em O Pato Donald #954, como “Babás em Apuros”, e ainda em Seleção Disney #29 (1990).
Petúnia – Criada na Itália, por Corrado Mastantuono e François Corteggiani,. É prima de Clarabela. Estreou em “La cugina Petúnia”, publicada em Minni & company #34 , de 1996. A história foi republicada no Brasil em Almanaque Disney 327, de 1998, como “A Prima Petúnia
Sarabelle – É irmã da Clarabela, e apareceu no livro de atividades infantis “Mickey Mouse Magazine” Ela é idêntica à Clarabela, com exceção do cabelo loiro. Não se tem registro dela em quadrinhos Disney.
Boinifácio – Criado no Brasil, na história “Boinifácio, Muito Praz(e/a)r!”. Ele é retratado como o primo azarado da Clarabela. A história foi criada em 1985, com roteiros de Gérson Teixeira e desenhos de Roberto Fukue, e publicada em Mickey #408 (1986), inclusive com referência e imagem na capa da edição, e Disney Especial #124 (1990). A história foi publicada na Itália como “Clarabella e il cugino Bonifacio”, em Topolino #1603, também de 1986.
Segundo o Inducks, 13 histórias do personagem foram produzidas, todas no Brasil. A última data de 1987.
Como curiosidade, na história “Embarcando numa Galera Furada” (Tio Patinhas Especial #4, de 1987) é apresentado um ancestral egípcio de Boinifácio.
Dorotéia Tetéia – Também prima “megastar” de Horácio. Caracterizada como a rainha dos filmes de faroeste, segundo Horácio ela também possui “grandes dentes cavalares”. Aparece em histórias como “Uma Estrela em Patópolis”, escrita por Ed Nofziger” e publicada em Zé Carioca #1665 (1983) e Almanaque Disney # 366 (2005) e “A Prima de Horácio” (Zé Carioca #1789). Seu nome em alemão é um tanto inusitado: Elvire de Borchelle.
Carla – É prima da Clarabela. Aparece na história “Pippo e la bella... "racchiona"”, publicada em Topolino #932 (1973). Os autores do roteiro são desconhecidos. Na história, é mostrada como uma bela... “cachorra”, ao contrário da “vaca” Clarabela. A história foi publicada no Brasil como “A Rainha da Beleza” no Almanaque Disney #51 (1975). Arcibaldo e Teobaldo – São dois tios da Clarabela, apresentados em “Topolino e i fantasmi Neri”, história ainda inédita no Brasil, desenhada por Giovan Battista Carpi e escrita por Gian Giacomo Dalmasso Art. Sua primeira publicação foi em Topolino #466, de 1964.
Mayor Stang – Pai da Clarabela, mostrado na história "Two Gun Sheriff", de Al Hubbard, publicada em One Shots #468 (1953). É prefeito da cidade de Gangsterborg (nome dinamarquês). No Brasil a história foi publicada como “Herói por Tabela” em O Pato Donald #104 e #105 (1953).
Durham – Avô de Clarabela, retratado na série de tiras “Race for Riches”, publicada nos jornais americanos de 1935, desenhada por Floyd Gottfredson. Na história não é mostrada sua face. Essas tiras foram compiladas e apresentadas em Mickey Mouse #237 a #239 (1988). Elas nunca foram publicadas no Brasil.
Clarabela tem ainda uma tia que aparece na história “Le Mauvais et les Méchants", publicada em Le Journal de Mickey #2328 de 1997 e escrita por François Corteggiani. Ela vive numa cadeira de rodas no Oeste. Na história ele é chamada apenas de Tata (tia em francês).
SÉRIE CLARABELA REPORTER
Eliot Neves (Hotneige ou Eliot Neige no original francês) – Era o detetive, tendo aparecido em 5 histórias no Brasil. Estreou em “La Guerre Du Soda” (O Caso da Falsificação), publicada em 1988, em Le Journal de Mickey #1892. No Brasil, a história foi apresentada em Margarida #101, de 1990.
Al Capote (Al Cootest no original francês) – Era o grande vilão da série. O gangster Al Capote também estreou em “La Guerre Du Soda” e participou de 7 histórias publicadas no Brasil.
Chefe de redação (sem nome específico) – Chefe da redação do jornal para o qual Clarabela escrevia, estreou na mesma historia que os dois personagens já citados. No Brasil, 9 histórias foram publicadas com o personagem.
Jim Cocorina – Gangster que estreou em "Destinazione Hollywood", de 1995, publicado na revista italiana Minni & company #20 e atuou em 19 histórias, segundo o banco de dados INDUCKS. No Brasil, a única história catalogada com o personagem é “A Prima Petúnia”, publicada em Almanaque Disney #327.
Pascal Alonzo – Parceiro de Cocorina, com 5 histórias catalogadas no banco de dados INDUCKS. Sua estréia mundial e única aparição no Brasil coincidem com a do seu parceiro.
Recentemente Clarabela e Horácio apareceram na mini-série Mouse em duas edições da revista Mickey #803 e #804. (sátira ao premiado seriado de TV, House).
Fonte: EsquiloScan (Texto integral) Inducks Brasil (imagens).

2 comentários:

Eduardo disse...

Só hoje que descobri essa matéria. Sou fã da Clarabela e do Horácio e morro de rir com as histórias dos dois... Principalmente as que saíam na década de 80 aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Quero encontrar o exemplar quando Horácio ou o Pateta canta ao violão em noite enluarada em pleno deserto a "qUANDO A LUA VEM SURGINDO COR DE PRATA,..."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails