terça-feira, 17 de agosto de 2010

Esses Birutas e Suas Maravilhosas Invenções - A segunda aparição do Prof. Pardal.

Essa imagem não tem haver com a postagem é apenas uma diversão adicional
"Esses Birutas e Suas Maravilhosas Invenções" ou "Falam os Animais", saiu pela primeira vez na revista Walt Disney's Comics and Stories #141 em junho de 1952 e também foi lançado depois na mesma revista, edição #346. Título original: The Think Box Bollix
Walt Disney's Comics And Stories #141

Walt Disney's Comics Stories #346
O jornalista Marcelo Alencar,  na edição de O Melhor da Disney #27 comenta sobre esta história...O Professor Pardal inventa caixas emissoras de raios que permitem aos animais pensar, falar e agir tal qual as pessoas.
Donald ironiza a ideia como se não fosse, ele mesmo um ser antropomórfico. Usando  seu sarcasmo habitual, Carl Barks brinca com a matéria-prima de suas narrativas e relembra ao leitor que os quadrinhos Disney são uma paródia da realidade. "Esses Birutas e Suas Maravilhosas Invenções" serviu ainda de inspiração para outra trama. Várias de suas páginas foram redesenhadas por Tony Strobl em "Esta É a Sua Vida, Pato Donald" (This Is Your Life, Donald Duck), publicada originalmente em Donald Duck Four Color #1109, em agosto de 1960,
 e lançada no Brasil em Tio Patinhas #9, em fevereiro de 1966. A edição brasileira mais recente que trouxe essa HQ foi Anos de Ouro do Tio Patinhas #3 de fevereiro de 1991.

 No Brasil "Esses Birutas e Suas Maravilhosas Invenções" saiu nas seguintes edições: Pato Donald #92 de 11 de agosto de 1953.
Tio Patinhas #58 de maio de 1970
Pato Donald #1696 de 04 de maio de 1984

A história é muito divertida, reli no final de semana em que estava de férias. Consegui nesses dias reler muita coisa do Barks e também comprar muitas edições antigas em sebos, edições do Tio Patinhas dos anos 60 bem raras de encontrar atualmente.
 Também a edição número #1 do Almanaque Disney que eu procurava a muito tempo (edição acima). Mas vamos rapidamente a história.
 
Donald andando por uma rua qualquer de Patópolis encontra o aloprado Prof. Pardal, ou o inventor "pirado" como pensa o pato ao avistá-lo.
 Pardal está dirigindo uma engenhoca maluca movida a bombinhas de São João, no carro estão também os trigêmeos Huguinho,  Zézinho e Luisinho. Depois disso acontecem algumas situações bem hilariantes e Pardal convida os patinhos para irem ao bosque para testar a sua nova invenção "caixas de pensar".
 Donald então que está acompanhando toda a cena pergunta ao Pardal o que são essas caixas e o que fazem? Pardal e os meninos estão explicam a ele que essas caixas emitem raios elétricos de pensamentos e todos os animais que passarem pelo bosque e sofrerem a interferência das caixas passarão a pensar e agir como seres humanos.
Donald então arma um plano diabólico...
 ...pois ele não quer que seus sobrinhos continuem trabalhando com o maluco inventor Pardal, (temos que levar em conta,  que na época dessa história, Barks ainda estava definindo a personalidade do personagem. Pardal   realmente agia como um maluco sem noção e um perigo para crianças, pois ele adorava inventar coisas bem explosivas), pois segundo Donald, Pardal é um biruta e todo o mundo vai rir deles.
Os sobrinhos estão irredutíveis e desejam continuar como assistentes do Pardal.
Donald tem a ideia de alugar uma traje de lobo e vai para o bosque fingindo que é um dos animais que passaram pelas caixas pensantes e ficaram inteligentes. Donald encontra os sobrinhos (e quer dar um susto neles para ver se eles desistem da ideia de continuar trabalhando com o pardal), sai em perseguição dos sobrinhos dizendo que agora que é um lobo inteligente, ele quer é comer patinhos cozidos e não quer mais carne crua. Os sobrinhos apavorados fogem sem saber que é o Donald disfarçado de lobo.
Quando Donald está perseguindo os sobrinhos no bosque um outro personagem entra na história, um caçador que estava atrás de uma árvore aparece e diz a Donald que ele não vai machucar criançinhas com ele por perto. Donald furioso tira a fantasia de lobo e diz ao caçador que não é um lobo e sim um pato e que não iria machucar os seus próprios sobrinhos. Nesse ponto da história os papéis se invertem porque na verdade o caçador era um lobo de verdade disfarçado de caçador ele tira a fantasia e sai em perseguição a Donald, dizendo que depois que passou por umas caixas estranhas no bosque passou a ter muita vontade de comer alimentos cozido e um pato vai cair bem para começar. Quando Donald está  preparando-se para virar "jantar", Pardal e os sobrinhos chegam para salva-lo, invertendo alguma coisa nas caixas acionam perto do lobo que imediatamente passa a pensar como lobo novamente e sai em disparada. Nos dois últimos quadrinhos mais uma piada de Barks, um coelho na estrada pede uma moeda a Donald para comprar uma cenoura e Donald bravo olha para ele e diz: Ah,cale a boca!
Mais uma história tirada da ótima edição #27 de O Melhor da Disney.
Até a próxima.
Fonte: O Melhor da Disney #27 (texto na primeira parte do post de Marcelo Alencar) e Inducks Brasil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails