sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Para reler os quadrinhos Disney

Vou apresentar pra você um livro que eu tenho muito interesse e curiosidade em ler.  Depois que acabar a biografia de Walt Disney que estou relendo, vou então sair atrás de uma edição desse livro do professor e jornalista Roberto Elísio dos Santos.
A Paulinas Editora lançou em 2002, durante a 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro Para reler os quadrinhos Disney - evolução, linguagem e análise das HQs, do jornalista Roberto Elísio dos Santos. Uma síntese de uma tese de doutorado aprovada em 1998 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que aborda as narrativas sequenciais protagonizadas pelos personagens dos Estúdios Disney.
O trabalho leva em consideração os artistas (americanos, europeus e brasileiros) que produziram - e ainda elaboram - HQs com esses personagens, o contexto histórico em que as narrativas foram engendradas e a relação com a cultura específica do país onde foram criadas, culminando com a análise de Zé Carioca e as aculturação aos hábitos, valores e contradições da sociedade brasileira.
Embora o público-alvo do livro seja acadêmico (professores e estudantes de Comunicação, Artes, Ciências Sociais etc), também desperta o interesse do leitor leigo que aprecia histórias em quadrinhos, colecionadores, profissionais da área (argumentistas, desenhistas, editores, críticos), uma vez que a redação foi feita com discurso jornalístico, o que facilita a leitura.
Como no Brasil não há bibliografia confiável, atualizada e ampla (os livros existentes são preconceituosos, anacrônicos e superficiais) sobre esse assunto, esse estudo torna-se ainda mais pertinente.
A produção de quadrinhos Disney começou em 1930, após o sucesso dos desenhos animados de Mickey, no final da década de 1920. No Brasil, apesar de serem editadas desde 1933 em publicações como O Tico-Tico e Suplemento Juvenil, as histórias passaram a ser publicados ininterruptamente a partir de julho de 1950, quando a Editora Abril fez chegar às bancas a revista Pato Donald.
Natural de São Caetano do Sul, na grande São Paulo, Roberto Elísio dos Santos possui graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1983), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo) e do Programa de Mestrado em Comunciação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É conselheiro do curso de Jornalismo. Também é vice-coordenador do Observatório de Histórias em Qaudrinhos da ECA-USP desde 1999.
 Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Editorial de Jornais, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, teorias da comunicação, jornalismo, gestão de comunicação e cinema. É autor dos livros Introdução à Teoria da Comunicação (Editora da UMESP, 1998), Para reler os quadrinhos Disney (Paulinas, 2002), Cinema: arte e documento (Editora Pueri Domus, 2002), As teorias da comunicação: da fala à internet (Paulinas, 2004), História em Quadrinhos Infantil: leitura para crianças e adultos (Marca de Fantasia, 2006) e organizador dos livros O Tico-Tico 100 anos (Opera Graphica, 2005), Mutações da Cultura Midiática (Paulinas, 2009) e Gibi: a revista sinônimo de quadrinhos (Via Lettera, 2010).
Abaixo você confere uma entrevista com o professor Roberto Elísio dos Santos

 Fonte: Universo HQ e Sistema de currículos Lattes e YouTube

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails