segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os clássicos de princesas modernizados pela Disney com fábula de Rapunzel

Armada com suas longas e talentosas tranças loiras e uma frigideira na mão, Rapunzel se livrou do estereótipo de princesinha frágil e indefesa dos contos de fada com a animação "Enrolados", a mais nova aposta da Disney para modernizar os clássicos infantis.
O filme de número 50 dos estúdios Walt Disney combina as técnicas mais modernas de animação em uma história com aventura e drama, mas sobretudo humor, sem faltar músicas, castelos, bruxas e encantos, elementos inerentes aos contos da produtora.
"Enrolados" ("Tangled", título original em inglês) representa uma significativa mudança em relação ao recente filme "A Princesa e o Sapo" (2009), de caráter mais tradicional. Rapunzel lembra mais uma Hannah Montana do que uma Branca de Neve.
"Não se parece a nada que tenhamos feito antes", ressaltou John Lasseter, diretor criativo dos estúdios Walt Disney e Pixar.
O filme conta como Rapunzel, conhecida personagem de fábula dos Irmãos Grimm, busca sair da torre onde vive com sua madrasta. Com a ajuda de um ladrão encantado, a menina das longas tranças vai descobrir o que são as estranhas luzes que aparecem no céu todo ano, no dia de seu aniversário.
Uma viagem de aventuras e repleta de ação, que destaca o papel essencial dos mais de 21 metros de cabelo mágico e multiuso da princesa, "Enrolados" significou a tarefa mais complexa que a equipe de animação da Disney teve de enfrentar.
"Tínhamos um departamento específico para isso", comentou à Agência Efe o espanhol Jesús Canal, responsável por supervisionar o processo de criação dos personagens.

"Desenhar o cabelo à mão e dar-lhe volume e mobilidade teria sido impossível. Ela o usa para tudo, como chicote, para abrir portas, para lutar e não quisemos impor nenhum limite aos diretores", indicou o animador, que já atuou em "O Galinho Chicken Little" e "Bolt: Supercão". Para ele, nenhum detalhe de personagem foi tão trabalhoso quanto as tranças de Rapunzel. "É a parte de um personagem que mais tempo levou em todos os projetos nos quais eu trabalhei".
Canal enfatizou também a dificuldade que teve para dar vida à perversa madrasta Gothel. "Era um problema. Não podíamos fazer a bruxa má tradicional, porque se a desenhássemos feia e Rapunzel era bonita, a menina teria dúvidas sobre se realmente era sua mãe (algo que a protagonista acredita durante boa parte do filme)".
A bruxa Gothel usa os poderes do cabelo da enteada para garantir a eterna juventude. Quando as tranças de Rapunzel estão longe, o aspecto da madrasta se deteriora rapidamente.

"Quando toca o cabelo, ela (a madrasta) se rejuvenesce. Para conseguir essas mudanças físicas, tivemos de fazer distintas versões da personagem, desde a idade de 40 anos até os 100. Fizemos uma pesquisa sobre como se envelhece para conseguir o efeito", explicou Canal.

Dirigido por Byron Howard e Nathan Greno, "Enrolados" conta com vozes de Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy, Ewan McGregor e Steve Martin. É um dos filmes favoritos ao próximo Oscar, cuja cerimônia será realizada em 27 de fevereiro de 2011 em Los Angeles. A produção estreia em 3D nos cinemas na próxima quarta-feira. No Brasil, a estreia prevista, também em 3D, será no dia 7 de janeiro do ano que vem.


Fonte: Terra, Agência EFE (texto integral) e YouTube

3 comentários:

Anônimo disse...

Esses desenhos da Disney é tão real....nem parecem desenhos...São muito bem feitos...
Sou fã de todos eles....
Abração Ludy.Sol.

Ludy disse...

Oi Solange. Eu concordo com voce. As animações da Disney e Pixar são maravilhosas e tecnicamente perfeitas. A tecnologia usada para o prazer visual.

Eu também sou fã incondicional das animações que levam a marcca DISNEY.
Abração querida e obrigado pelo seu comentário aqui no Universo Disney

Leitura do Dia disse...

Fiquei bastante curioso para ver esse desenho. Gosto das inovações, pois como se dizia antigamente, "quem conta um conto, aumenta um ponto", e as novas gerações tem direito de ter sua própria versão da vida. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails