domingo, 16 de janeiro de 2011

Histórias de um passado bom


Al Taliaferro
Mais coisas do passado:
-Al Taliaferro, nas suas curtas de uma página, costumava colocar Donald com Pluto, Clarabela, os desaparecidos sobrinhos de Mickey (que não resistiram à concorrência de Luisinho, Huguinho e Zezinho) e Horácio, que não chegou a decolar. Essas historietas mostravam Donald ainda bicudo, colérico e mau caráter, muito diverso do Donald de  Carl Barks. Foram hitórias importantes nos anos 30 e 40. Depois, Taliaferro desapareceu de circulação.
Charles Alfred Taliaferro (29 de agosto de 1905 — 3 de fevereiro de 1969), conhecido simplesmente como Al Taliaferro, era um artista de quadrinhos da Disney, que costumava produzir tiras de quadrinhos para a Disney King Features Syndicate. Muitas de suas tiras foram escritas por Bob Karp.
Ele é mais conhecido por seu trabalho na tira em quadrinhos do Pato Donald, mas ele começou sua carreira rotulando as tiras de Mickey Mouse (março 1931 - julho 1932), e desenhou os quadrinhos Bug Bucky em 1932, bem como páginas Silly Symphonies de 1932 a 1939. Taliaferro co-criou uma série de personagens, incluindo Huguinho, Zezinho e Luisinho, Bolívar, Vovó Donalda, e, possivelmente, Margarida. Ele desenhou as tiras em quadrinhos do Pato Donald, de 1938 até sua morte em 1969 em Glendale, Califórnia. (Fonte: Wikipédia/texto integral).

-Acima a imagem de uma história em que Donald contracena com Mickey e Pateta: chamava-se "Mickey e os Sete Fantasmas", Essa história tinha trama e desenhos de Floyd Gottfredson, roteiro de Ted Osborne e arte-final de Ted Thwaites, foi publicada pela primeira vez nos Estado Unidos em 10 de agosto de 1936 e a data final da  publicação se deu em 28 de novembro de 1936 (saía em tiras diárias de jornal), teve duas publicações no Brasil.
 Mickey Especial capa dura de dezembro de 1977.
Mestres Disney #3 (publicada no Brasil em junho de 2005)

-Os sobrinhos de Mickey, inicialmente era um apenas e se chamava Morty. Depois apareceu o outro, mas duraram pouco tempo. Não agradaram ao público. Horácio foi mal antropomorfizado, conservando a cangalha no pescoço. Não sobreviveu aos anos 50.
Quem poderia ter ficado famoso era Amadeu, o corvo de Mickey. Tinha lugar de destaque nas histórias de apenas uma página, entre 1953 e 1955. Era espertíssimo e mau caráter demais. Talvez por isso tenha sido eliminado dos quadrinhos.
-A censura transformou o irascível Donald em um pato calmo, sensato, porém pouco inteligente e os sobrinhos, que eram demoniozinhos, se tornaram 3 patinhos de bom senso, cuja finalidade principal nas aventuras era aquela de desvendar mistérios e salvar os tios das enrascadas. Margarida deixou de ser estrela e se tornou uma dona de casa esforçada nas tarefas domésticas. Tudo obedecendo a moral da época.

Fonte: Rocky Gadelha e suas memórias, Inducks, Wikipédia/imagens Net

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails