quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Os 10 Almanaques de Personagens Disney"

Leitores amigos, agradecemos a todos que acompanharam a série sobre os 10 Almanaques de Personagens Disney aqui no blog Universo Disney, e aos que eventualmente não o fizeram, se assim desejarem fiquem à vontade para conferir e opinar. 
Fizemos uma brincadeira avaliando com uma nota cada um deles. É lógico que todos eles são muito bons, e mereciam nota máxima, são uma grande conquista e uma grata novidade algo que não tínhamos antes e que de repente aconteceu, ou seja, a Editora Abril acertou em cheio com essa iniciativa e o trabalho do Paulo Maffia na seleção das histórias dentro das possibilidades que ele tem foi realmente muito bom.
Porque então as notas? Apenas para dimensionar os conteúdos tecendo comentários e criticas construtivas, com o intuito de ajudar na continuidade dessas coleções.
Os comentários mostram nosso ponto de vista de fãs e colecionadores, são carregados de conteúdo emocional, pois amamos os quadrinhos Disney e estamos ligados à eles desde a nossa infância, temos um apego aos artistas do passado, um olhar nos artistas do presente, e muita esperança na continuação dessa obra no futuro.
Bom, dito isso vamos ver como ficou o "placar final":
Medalhas de Bronze: (nota 7,0) - Almanaque do Mickey, Almanaque do Pluto e Almanaque do Zé Carioca.
Medalhas de Prata: (nota 7,5) - Almanaque do Pato Donald, Almanaque do Pateta, Almanaque dos Super-Heróis Disney, Almanaque da Margarida e Almanaque do Prof. Pardal.. 
Medalhas de Ouro: (nota 8,0) - Almanaque do Tio Patinhas, e Almanaque do Peninha.
Algumas outras considerações
O Almanaque mais divertido sem dúvida é o do Peninha, porque ele é muito engraçado e todos nós estamos carentes de um gibi ancorado pelo Peninha. 
O Almanaque do Tio Patinhas é o mais clássico, e é favorecido pelo fato de que o velho muquirana sempre teve seu gibi com alto nivel nas histórias, e Carl Barks (o grande arquiteto dos Patos) sempre inspira novos artistas. O Almanaque do Donald traz o personagem mais versátil dos quadrinhos e que sempre estará bem nas histórias, ele é realmente o pivô de Patópolis
Margarida já está ficando veterana em estrear boas publicações, sempre agrada seu público.O Almanaque dos Super-Heróis Disney é o único temático, e isso é muito bom, consideramos uma vantagem para ele nesse sentido. 
O Professor Pardal e o Pluto ficaram muito bem nos almanaques, eles ajudam na composição das histórias, os próximos almanaques deles devem ser bem legais também. O Zé Carioca precisa de novas histórias, seu almanaque foi bom para rever as histórias brasileiras especialmente de Renato Canini
Quanto ao Pateta e ao Mickey a dupla funciona bem junto e os dois almanaques são como publicações irmãs, alternando Mickey e Pateta, Pateta e Mickey, o que não é fácil diante da concorrência dos patos.
Um ponto alto coletivo dos almanaques foi a utilização de um bom índice de histórias de código B (histórias brasileiras), o que nos deixa cheios de orgulho.
Dos 10 almanaques três são do universo do camundongo (Mickey, Pateta e Pluto), funcionam quase que como um gibi em partes. Quatro dos almanaques (Tio Patinhas, Donald, Peninha e Margarida) expressam o núcleo dos patos com nuances de cada personagem, e ainda são reforçados pelo Prof. Pardal. Gravitando ainda ao núcleo de Patópolis está o Almanaque dos Super-Heróis Disney e correndo por fora e sozinho o do Zé Carioca.
Porque nenhum almanaque recebeu uma nota 9 ou 10?
Porque acreditamos que essas notas vão chegar com o tempo, aprimorando os aspectos técnicos inerentes aos 10 almanaques que levantamos, como problemas na lombada, cola e capas macias. Também na seleção de histórias (que já foi muito boa nessa série de edições nº1), podemos melhorar se conseguirmos ampliar a base das histórias, voltando ainda mais no tempo, ou selecionando histórias mais raras (nem sempre tão antigas) mas que foram pouco publicadas (taí uma tarefa bem difícil, mas que deve ser tentada).
Esses são os aspectos que achamos relevantes, e esperamos ter contribuido de alguma forma para que esses excelentes almanaques tenham vida longa, nessa atual fase dos quadrinhos Disney. Todos tem o direito de concordar ou discordar das opiniões aqui expressas, sabemos que cada um tem suas preferências e gosto (personagem favorito, tipo de publicação, história) que respeitamos da mesma forma. Obrigado pela companhia e vamos ficar aguardando os novos rumos dessas edições. Abraços.
Fonte: Texto de Paulo Gibi na  sua última participação aqui no Universo Disney

3 comentários:

Anônimo disse...

OLá, boa noite! Meu desejo é para que esses almanaques sejam uma constante nas bancas, ainda que apareçam novos a cada seis meses, mas que não parem.
Abraços a todos. FabianoCaldeira.

Ludy disse...

Eu também torço por isso Fabiano. Espero que esses almanaques tenham vida longa e nos brinden com maravilhosas histórias. Abração

Anônimo disse...

Eu espero que eles durem mais do que a falecida "Aventuras Disney"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails