segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque do Pato Donald - nº01"

E aí, já chegou em sua cidade o Almanaque do Pato Donald nº1? Se possível, não o deixe fora de sua coleção. Os 10 almanaques estão mesmo na moda, essa semana fui indagado por uma colega do trabalho sobre eles. Ela passou pela banca para comprar palavras cruzadas viu alguns dos almanaques e acabou levando o da Margarida e ficou encantada por ser um nº 1. Ela lia quadrinhos Disney quando era criança e fazia muitos anos que não comprava um gibi na banca. Veio falar comigo porque sabe que sou colecionador. Aí então incentivei: - Por que não começa uma coleção? E ela ficou pensativa... Fiquei feliz por alguém que não estava com o pensamento em gibis Disney, passar por um ponto de venda e sair com uma publicação nas mãos. Penso que isso faz parte de um futuro melhor para as publicações Disney, ou seja, o que está sendo semeado agora renderá bons frutos mais tarde.
Bom, mas hoje estamos falando do Almanaque do Pato Donald nº 1 que está muito legal, com 6 histórias que são as seguintes:
 "O Desmanche do Carango"
 "Na Terra dos Cangurus"
"Um Paletó de Dar Dó"
 "Em Busca do Pássaro Projétil"
 "Mais Uma História de Pescador"
 "No País dos Vulcões"
O Pato Donald é um personagem perfeito para os artistas Disney. Dá para fazer de tudo com o coitado do Donald. Se ele fosse uma pessoa real, um artista de cinema que tivesse que gravar as cenas desses roteiros que são escritos para ele, seria uma tarefa sobrehumana, nem dublê aguentaria.
Como esse personagem é versátil, e desperta a imaginação para a criação de histórias. Essa edição mostra a evolução dos trabalhos artísticos, como numa linha do tempo vemos os argumentos e roteiros dos anos 40, 50, 60, 70 etc... Os artistas e as histórias foram muito bem escolhidos, o que deixou o gibi bem legal de ler. Colocar no mesmo gibi Carl Barks, Don Rosa, Tony Strobl, e o também competente espanhol Jose Maria Manrique, é certeza de sucesso. Todas as histórias são legais, cada uma melhor que a outra, e essa última "No País dos Vulcões" é simplesmente sensacional.
Outro ponto legal nessa edição está na história "Um Paletó de Dar Dó" por ter a tradução de Fernando Ventura a quem admiramos pelo que já realizou em prol dos quadrinhos Disney, e gostaríamos de deixar registrado aqui nosso desejo em rever alguns trabalhos seus, e por que não termos histórias inéditas desse artista num futuro breve? Seria muito bom se o Brasil voltasse a ser um produtor de histórias em quadrinhos Disney, torcemos por isso.
Fica uma sensação agradável ao ler o Almanaque do Pato Donald nº1, acho que não vai demorar muito para que eu sinta vontade de reler qualquer dia desses. A avaliação por meio de notas que fazemos é despretensiosa e meramente ilustrativa, não nos cabe "rotular" um trabalho tão competente feito por tantas mãos talentosas através dos tempos, mas, para divertir e não perder o espírito da brincadeira, essa edição leva a nota 7,5. E você quer dar sua opinião? ... Abraços.

Fonte: Texto de Paulo Gibi (Gibi Almanaque do Pato Donald - nº 01, e consultas no INDUCKS).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails