segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque do Prof. Pardal nº 1"


Senhoras e senhores, é com imenso prazer que convidamos para integrar a galeria das 10 personagens Disney homenageadas com almanaque próprio, o maior gênio inventivo de Patópolis de todos os tempos, com vocês, o Professor Pardal...
É assim que vemos o Prof.Pardal, um gênio que merece todo reconhecimento por parte dos habitantes de Patópolis e por nós também, os fãs dos quadrinhos Disney. Não é fácil aguentar o Sr. Patinhas e suas "necessidades inventivas" para socorrer seu rico dinheirinho, ou atender os anseios coletivos da população patopolense para a solução de crises diversas. De tudo um pouco, dos casos mais simples aos mais complexos, ele está sempre lá dando sua valorosa contribuição para a solução dos problemas, e ajudando argumentistas e roteiristas a dar "liga" nas tramas das histórias(rsrsr). Temos 9 histórias nessa edição:
 "A Caixa Forte"
"O Planeta dos Autômatos"
"O Ajudante Quase Perfeito"
 "O Ataque de Animais"
 "Uma Piada de Papagaio"
 "A Ciência no Futebol"
 "Abaixo a Poluição"
 "Problema de Popularidade"
 "A Caverna dos Ventos"
" A Caixa Forte" e "A Caverna dos Ventos" ambas de Carl Barks nos dão uma mostra de como o Pardal ajuda nos roteiros, como essas histórias foram bem elaboradas, dá gosto de ver.
 "O Planeta dos Autômatos", "O Ataque de Animais" e "A Ciência no Futebol", mostram a criatividade dos artistas brasileiros, e com competência. Muito legal ver o tal planeta cheio de Lampadinhas, e os robôs no futebol do Renato Vinícius Canini. 
Almanaque do Prof. Pardal  #1 - Primeira série (lançado em 17 de março de 1987) Inducks
Ainda temos Ivan Saidenberg, Carlos Alberto Paes de Oliveira e Carlos Edgard Herrero que mandaram muito bem.
 "Abaixo a Poluição" e "Problema de Popularidade" dos mestres Tony Strobl e Jack Bradbury ajudaram na composição do almanaque. Essas foram as que mais gostamos, e ainda tem duas histórias, uma da Dinamarca e outra italiana.
O Prof. Pardal já teve almanaque próprio no Brasil (14 edições de 1987/95), e em outros países também ancorou publicações, não falta carisma para a personagem, mas, em tempos de crise no mercado de quadrinhos (principalmente no Brasil), seu gibi pode não sobreviver. Esperamos que desta vez, esse título tenha vida mais longa e que possamos nos divertir muito com as aventuras desse, às vezes imcompreendido mestre das invenções.
Gostaríamos de ver nas próximas edições, uma história com o antigo "chapeú pensador" lembra? E sempre com seu fiel companheiro o Lampadinha. Bom, por enquanto é isso, vida longa ao Almanaque do Prof. Pardal, que leva a nota 7,5. Abraços.

Fonte: Texto de Paulo Gibi (Gibi Almanaque do Prof. Pardal nº 01, e consultas no INDUCKS).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails