sábado, 17 de setembro de 2011

Pateta é Benjamin Franklin - edição em inglês

Olá amigos disneyanos!!!
Estou de volta com mais um post sobre o Pateta Faz História em inglês.
Eu tenho somente dois números na minha coleção de um total de quatro que a Editora Abril publicou no começo dos anos noventa.
Essa edição que apresento hoje é a edição #4, a última da série, e foi publicada em abril de 1990. Vinha com 52 páginas numa sátira bacana em que o Pateta se transformava no velho Ben Franklin. Clique em mais informações para continuar lendo.

Recentemente a Editora Abril lançou uma coleção das mais legais, Pateta Faz História, uma  série de vinte volumes, que eu já posso adiantar pra você, é algo imperdível, tanto para colecionadores, leitores, simpatizantes dos quadrinhos Disney, enfim, quem tiver a oportunidade de comprar esses vinte volumes, vai ter em casa uma das coisas mais legais dos quadrinhos Disney em muito tempo. 
Walt Disney nunca simpatizou com o Pateta, na verdade o detestava, quem afirma isso é o autor de uma biografia sobre o velho Walt, Neil Gabler,  eu comprei esse livro e na época fiz uma postagem sobre isso. Leia aqui!
Eu discordo totalmente de Walter Elias Disney em relação ao que ele dizia sobre o Pateta. Eu realmente gosto do Pateta, ele é aquela figura que faz a diferença em qualquer história do Mickey. 
Na minha humilde opinião o Pateta consegue segurar uma história sozinho e ela se torna engraçada, hilária, leve e no final damos boas risadas com suas "patetices". Já não afirmaria o mesmo do Mickey que precisa de uma "muleta" pra manter uma história até o fim. É preciso termos o Pateta ao lado do Mickey para dizermos, ohh!!! como esse rato é inteligente e perspicaz, Entendam bem não estou querendo falar mal do velho Mickey, não é isso, é só uma constatação de alguém que há muitos anos lê HQs Disney.
Eu tenho certeza amigo disneyano que você já deve ter percebido isso, em quase todas as histórias do Mickey ele nunca está  só, sempre existe um personagem coadjuvante, menos inteligente, corajoso, heroico e sagaz do que o ratinho simbolo máximo da Disney. E quem melhor que o Pateta pra deixar essa diferença mais clara e marcante e fazer com que o Mickey aos olhos do leitor pareça "super". O Mickey sem o Pateta é muitas vezes o Pateta só que sem graça. O carisma do Mickey é habitado e circundado por vários coadjuvantes, sem eles não há "O Mickey" há "Um Mickey" apenas isso. 
Desculpem a sinceridade mas se não houver isso pra que então ter um blog e só escrever o que é agradável e legal. Mas esta é apenas a minha opinião. Em tempo, não desgosto do Mickey, sim sou da velha guarda, gosto do Mickey do Paul Murry, e Murry sabia usar muito bem o Pateta para o Mickey crescer em cada história, e isso é genial, pois ele também elevou o Pateta o meu "palhação" preferido ao panteão dos grandes personagens Disney.
Ultimamente tenho "curtido" as histórias do Mickey pelo italiano Casty, parece que pouco a pouco o velho Mickey está voltando a ativa... mas não sozinho ele sempre vai precisar do Pateta e outros que estão ali por perto para servirem de escada para o nosso ratinho.
Voltemos a nossa história pois eu começo a divagar e corro o serio risco de me tornar prolixo.
Pateta Faz História como Benjamin Franklin, tem roteiro do californiano Cal Howard, falecido em setembro de 1993 e desenhos dos argentinos Anibal Uzál e Hector Adolfo de Urtiága, a arte final também é de uma argentino chamado Carlos Valenti.
A história foi publicada em 1982. Poucos países publicaram essa aventura com o Pateta, o Brasil foi um deles e tivemos ainda Alemanha, França, Finlândia e Holanda.
Pateta faz história como Benjamin Franklin foi publicada recentemente (neste mês de setembro) na maravilhosa coleção em andamento em vinte volumes de Pateta Faz História. Detalhes da edição  número #5 dessa nova coleção no INDUCKS
Uma sátira divertida onde o coadjuvante sempre é o Mickey e o astro maior, logicamente é o sempre ingênuo, engraçado e boa praça Pateta.
Abaixo você confere uma pequena biografia de Ben Franklin em inglês. Essas edições em inglês vinham com um encarte em português que você verá na sequência aí em baixo nesse post.





Por hoje era isso amigos disneyanos até breve!
Fonte: Revista Pateta Faz História em inglês da coleção de Ludy e Inducks

3 comentários:

Unknown disse...

Olha..tá voltando a escrever aqui é? que legal.
Sobre a história essa foi a primeira história que li(ou tentei) ler totalmente em Inglês. ia lendo as falas em inglês e comparando com a tradução do Fac-Símile. dessa coleção só me falta a número 3 do Dr. Jekkyll.

Sobre o Mickey, nem preciso dizer que concordo com você né? XD

Abraço

Ludy disse...

Sim estou retornando Mac, percebi que aqui tem muito acesso e não posso deixar abandonado um lugar como esse, precisei retornar e dividir posts.
Eu tenho só essas duas edições da postagem Mac, ainda procuro as outras duas dessa série de 4 que foi publicada.

Abração Mac até a próxima.

Leitura do Dia disse...

Oi Ludy, essa série em inglês é mesmo muito legal. O Pateta é um excelente personagem secundário. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails