segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Pato Donald está completando 80 anos!!!

O Universo Disney está em festa!!!
Hoje o Pato Donald está completando 80 anos!!!
É o pato mais conhecido em todo o mundo e faz 80 anos nesta segunda-feira. O Pato Donald surgiu, pela primeira vez, no dia 9 de Junho de 1934, no episódio “The Wise Little Hen”, da série “Silly Symphony”. 
A partir daí, o temperamento explosivo e cômico acabou por cativar audiências em todo o mundo. 

Para se ter uma ideia da influência que ainda tem basta ter presente alguns números: só no ano passado, foram vendidos 80 milhões de revistas com o seu nome. E estudos recentes mostram que na Europa, África e Oriente Médio, oito em cada dez crianças, até os cinco anos, e quase 100% das crianças entre os 6 e os 14 anos conhecem o Pato Donald. 
De resto, a fama já chegou tão longe que, desde 1995, tem um asteroide com o seu nome. E já este ano, teve direito a uma estrela no famoso passeio da fama em Los Angeles, nos Estados Unidos. 
Curiosidades 
O nome completo deste pato é Donald Fauntleroy Duck. 
O seu primeiro interesse amoroso chamava-se “Donna Duck” e aparece na curta-metragem “Don Donald”, em 1937. É uma espécie de protótipo da Margarida. 
Donald ganhou maior destaque quando Carl Barks, um dos animadores de Disney, resolveu adaptar uma história originalmente escrita para vários personagens, desenhando apenas o Donald com os seus sobrinhos. A história chama-se “ O Tesouro do Pirata” e foi publicada originalmente em 1942.
Fonte: Renascença by Pedro Caeiro
O nosso querido Pato Donald completa 80 aninhos hoje.
Carl Barks foi o responsável por criar a personalidade que o Donald mantém até hoje.
Donald está, quase sempre, desempregado. Mas assim mesmo transmite lições para seus leitores, admiradores e espectadores.
Nas palavras do maior colecionador de quadrinhos do Brasil, Kendi Sakamoto: "Donald é um cara frustrado, mas suas histórias sempre tem um lado cívico. Donald é um personagem que se adapta a qualquer situação, só precisa de um estímulo correto para atingir um objetivo."
Para Sakamoto, o animal escolhido para encarnar o personagem foi um pato justamente pelas limitações do bicho. "O pato não nada, anda nem voa direito, ou seja, faz tudo mais ou menos" acredita."Mas, mesmo assim, ele consegue levar a vida."
Para os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho ele é um herói, alem de ser extremamente zeloso, cuidado e amoroso com os três patinhos.
Sakamoto continua: 
Em 80 anos de vida, o Pato Donald já contracenou com muitos personagens, até com aqueles que não são do seu "núcleo" como Tico e Teco, Peter Pan e Lobo Mau, (aqui a folhinha de São Paulo comete uma gafe) escreveu LOBO MAL. O famoso colecionador completa dizendo: "ao longo do tempo você tem que colocar mais personagens nas histórias para que elas não se tornem cansativas."
Mesmo assim o Pato Donald não é tão conhecido como antigamente. Sakamoto com a propriedade de um grande conhecedor de quadrinhos diz: Donald não vai morrer, mas envelheceu. Acho que a popularidade dele caiu porque muitos heróis são lançados hoje em dia e porque cada geração busca um novo herói. O ilustre colecionador completa dizendo: mas os mais velhos sempre vão lembrar dele com carinho.


Fonte: Folha de São Paulo (adaptado)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ludy, a Abril não vai lançar uma edição especial em comemoração aos 80 anos do Donald?

Anônimo disse...

Pablo

L disse...

Parabéns pelo blog, e pela sua fantástica coleção de quadrinhos Disney!!

Unknown disse...

Sou um sortudo (mais do que o Gastão?) pelo fato de que faço aniversário no mesmo dia que o Donald. Mas com umas décadas a menos em relação a ele... Hehehehe!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails